About

FORMAÇÃO

▪ Cursou o IBA atualmente Escola de Artes Visuais – RJ – Brasil

▪ Formada em Pedagogia – I E – RJ – Brasil

▪ Cursou arquitetura na Universidade Gama Filho – RJ – Brasil

▪ Curso de Fotografia no MAM – RJ com Lauro Escorel e Roberto Maia – RJ – Brasil

▪ Curso de desenho, pintura e fotografia – Londres – Inglaterra

▪ Desenvolve trabalho de escultura em metal e joalheria – RJ – Brasil

▪ Aulas de artesanato em vidro e suas origens – RJ – Brasil

▪ Pesquisa em Arte, Ciência e Tecnologia – RJ – Brasil

Liane Monteiro: a criatividade como domesticação do fogo interior da matéria 

Liane Monteiro é uma artista múltipla. Ela é joalheira, designer de móveis, cria objetos em vidro e porcelana, desenvolve painéis decorativos em ferro e aço, elabora cenários para apresentações de poesia e também se dedica à nobre arte da fotografia.

As mesas que levam sua assinatura são criações em sintonia com a vida contemporânea. Os tampos sempre são de vidro, gerando leveza na peça e a transparência que revela o suporte como uma escultura. Os suportes sempre têm cunho construtivo, e se alternam em formas que podem ser abstratas e geométricas, eternizadas na nobreza do mármore, ou interessantes trançados de cunho orgânico, para os quais a artista prefere a rusticidade do ferro.

Seus painéis, que são construções lúdicas de metal / madeira, nascem primordialmente das dobraduras e ondulações do material. Assim a artista imprime ritmo e tensão a cada peça, criando espaços que se confundem com a potência do gesto criador impresso na matéria intrínseca da obra. Nessa mesma linhagem estão inseridos os painéis criados para cenários de peças teatrais.

Em outros painéis, há todo um trabalho de texturas com acrílico, óxidos e pó de ouro, além de superposições com outras placas de metal: é quando o relevo se torna inspiração rítmica, música para os olhos. E há as peças em que a artista faz contundentes opções cromáticas, que podem ser ousadamente vermelhas, aproximando-se assim da arte da pintura.

Seus vidros e porcelanas são extremamente decorativos – e neles Liane revela sua faceta de notável colorista, capaz de harmonizar jogos cromáticos de caráter abstracionista.

Em algumas peças, os traçados de linhas sinuosas garantem a organicidade e o movimento dos planos internos de cada peça. Há também os trabalhos mais singelos, calcados na elegante simplicidade do mosaico monocromático. Um de seus trabalhos mais interessantes neste campo é uma travessa de vidro, na qual Liane transferiu o sentido de dobradura da matéria que caracteriza alguns de seus painéis de metal.

Em painéis criados para apresentações de poesia, a artista incorpora texto aos seus trabalhos, que ganham assim uma dimensão literária. De resto, constituem intervenções plásticas na matéria, eletrizada por rasgos, amassados e arrepios. Como se a artista buscasse um efeito semelhante ao que a poesia provoca em nosso íntimo.

Suas jóias, que podem ser consideradas verdadeiras mini-esculturas, embalam-se no mesmo movimento de dobradura do metal para obter ritmos e tensões das formas no espaço. As peças com engaste de pedras preciosas são trabalhadas como danças orgânicas de linhas serpentinas, que literalmente envolvem o corpo do usuário com as múltiplas energias da sedução.     Mário Margutti  (Crítico de Arte e Jornalista)

Artista plástica, Fotógrafa, Produtora Cultural, Curadora…

BIOGRAFIA  (que reconheço)
Brasil Vivo . Roberto Moriconi
Joias Contemporâneas Brasileira . Roberto Wagner
A Arte na Natureza . Mário Margutti
Noites Tropicais . Nelson Motta
Songbook de Luiz Antônio Barcos
Bye Bye Brasil – Il Cinema brasiliano fra tradizione e rinnovamento 1970/1980 . Valerio Caprara/Francesco Norci/Donald Ranvaud

Biografia de Carmen Leonora . Uma estrela que continua a brilhar

Cem Gramas de Buda – EDUARDO ALVES da COSTA

Moro no Rio de Janeiro e amo esta cidade! Wellcome…

Anúncios

Uma resposta para About

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s